Educação Ambiental
Origem:
1869 Ernst Haeckel, propõe o vocábulo “ecologia” para os estudos das relações entre as espécies e seu ambiente.
1872 Criação do primeiro parque nacional do mundo “Yellowstone”, USA.
1965 É utilizada a expressão “Educação Ambiental” (Enviromental Education) na “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha
1968 – Estudo da UNESCO acompanhado por 79 países sobre trabalhos de meio ambiental realizado nas escolas. Proposições internacionais: educação ambiental em várias disciplinas e a palavra ambiente não só o entorno físico, mas questões sociais, culturais, políticas e econômicas inter-relacionados.
1972 – Conferência das nações unidas para o meio ambiente humano, em Estocolmo. Gerou-se primeiro “Programa Internacional de Educação Ambiental”, consolidado em 1975 na conferência de Belgrado.
1977 – Conferência intergovernamental de educação ambiental de Tbilisi, Geórgia. Definiram-se os objetivos da educação ambiental e o ensino formal como ferramenta para aplicá-los.
1987 – Conferência internacional sobre educação e formação ambiental, pela UNESCO em Moscou. Concluiu-se na necessidade de introduzir ed. ambiental nos sistemas educativos dos países.
1992 – Rio de Janeiro. Reforçando ed. ambiental para conscientização e preparação de técnicos, profissionais, políticos e até o cidadão comum (principalmente os jovens).
“Tratado de Ed. Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”.
Tbilisi / 1977
Princípios da Educação Ambiental
- Considerar o meio ambiente em sua totalidade: em seus aspectos natural e construído, tecnológicos e sociais (econômico, político, histórico, cultural, técnico, moral e estético);
- Constituir um processo permanente e contínuo durante todas as fases do ensino formal;
- Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental;
- Examinar as principais questões ambientais do ponto de vista local, regional, nacional e internacional;
- Concentrar-se nas questões ambientais atuais e naquelas que podem surgir, levando em conta uma perspectiva histórica;
- Insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional;
- Considerar de maneira explícita os problemas ambientais nos planos de desenvolvimento e crescimento;
- Promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões e aceitar suas conseqüências;
- Estabelecer, para os alunos de todas as idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, a atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade;
- Ajudar os alunos a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais (tanto as locais quanto as mais amplas, de acordo com as possibilidades de compreensão em cada fase ou ciclo de ensino);
- Ressaltar a complexidade dos problemas ambientais e, em conseqüência, a necessidade de desenvolver o sentido crítico e as atitudes necessárias para resolvê-los;
- Utilizar diversos ambientes com a finalidade educativa e uma ampla gama de métodos para transmitir e adquirir conhecimento sobre o meio ambiente, ressaltando principalmente as atividades práticas e as experiências pessoais.
TEMAS IMPORTANTES
QUESTÃO DA ÁGUA NO PLANETA / MATA CILIAR
REFLORESTAMENTOS
LIXO / RECICLAGEM
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
RECURSOS NATURAIS
SEQÜESTRO DE CARBONO / EFEITO ESTUFA
CAPTURA E TRÁFICO DE FAUNA SILVESTRE
AGRICULTURA ORGÂNICA