Apresentação do Plano de Manejo
No dia 15 de março de 2013 foi realizada, nas instalações da FATEC, Jaú, a Apresentação do Plano de Manejo da RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho. Compareceram os proprietários da fazenda Santo Antônio dos Ipês (na qual está inserida a RPPN), pesquisadores, professores, alunos da FATEC, representantes de colégios de Jaú, do IBGE, da CATI, do Sindicato Rural, da OAB, do Instituto Florestal, do COMDEMA, da ONG Instituto Pró-Terra, da Polícia Ambiental, o Secretario de Esportes e o Secretario do Meio Ambiente do município de Jaú, num total de 37 pessoas.
Foi distribuída uma pasta com folhas em branco, caneta, o folder da RPPN e do Projeto Curumim e o cartão do gestor.
A mesa foi composta por Antônio Carlos Botelho Müller Carioba, representante legal dos proprietários da fazenda e gestor da RPPN, Regina Pessoa, bióloga e responsável técnica da elaboração do Plano de Manejo, e Gabriel Rodrigues dos Santos, geógrafo e consultor do Plano de Manejo.
Antônio Carlos contou um pouco da história da fazenda desde que foi adquirida e da mata que foi conservada e que desde 2000 é uma RPPN. Mostrou a localização da mesma no município de Jaú, salientando sua importância como o único remanescente florestal destas características na região, sua função em relação à proteção dos mananciais, sua vegetação, fauna, biodiversidade, seu potencial para pesquisas, e falou sobre o programa de educação ambiental que desde 1998 funciona na Reserva.
Em seguida Gabriel explicou o que é uma RPPN, suas características e importância, o que é um Plano de Manejo, para que serve, como está estruturado, como deve ser elaborado, informou em linhas gerais os programas que serão incluídos no PM da Reserva, mencionou as instituições que apoiam a elaboração do PM e como foi conseguido seu apoio, falou sobre a importância de formar parcerias e finalizou colocando-se a disposição do público para fornecer esclarecimentos e abrindo para comentários, opiniões e sugestões.
Tomou a palavra o Secretario Municipal de Meio Ambiente, dizendo que queria deixar claro a importância da RPPN para o município e que a Prefeitura apoia, coloca-se a disposição e oferece parceria. Depois falou o representante da Fundação Florestal e do Instituto Pró-Terra, parabenizando os elaboradores do PM pela iniciativa, salientando a importância dos projetos de recuperação das matas ciliares e conexão dos remanescentes florestais que já foram e estão sendo realizados no município. Em seguida o coordenador do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC falou sobre a importância de trabalhar no âmbito regional e a necessidade da união dos municípios para equilibrar as bacias hidrográficas, da recuperação das matas ciliares, da proteção das florestas e mananciais. Gabriel tomou a palavra para sugerir que o Ministério Público (o Promotor foi convidado mas não pode comparecer à apresentação) seja contatado e informado sobre a importância da Reserva e o PM, pois a compreensão e o apoio da justiça são fundamentais. O Secretário Municipal de Esportes manifestou seu respeito e carinho à família Arruda Botelho por ter mantido preservada esta área de mata. O representante da OAB colocou-se a disposição, dizendo que a OAB tem grande preocupação pela RPPN, que vale a pena procurar o Ministério Público e levar o PM da Reserva. Por último uma das proprietárias agradeceu a Antônio Carlos pelo empenho e dedicação, que tudo o que conseguiu foi com muito esforço, que os proprietários sempre estarão a disposição e que o apoiam.