RPPNs
O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN?
É uma unidade de conservação criada em área privada, gravada em caráter de perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação de uma RPPN é um ato voluntário do proprietário, que decide constituir sua propriedade, ou parte dela, em uma RPPN, sem que isto ocasione perda do direito de propriedade.
As RPPNs contribuem para os imprescindíveis e vitais serviços ambientais silenciosamente prestados pela natureza: proteção de nascentes e cursos d´água; equilíbrio climático; purificação da atmosfera; contenção de erosão em morros e encostas; proteção da biodiversidade; produção de alimentos e medicamentos; polinização; dispersão de sementes; ciclagem de nutrientes; controle de pragas e ainda a melhoria de qualidade de vida pelos serviços culturais, recreativos, educacionais, espirituais, de contemplação da beleza cênica.
Além destes aspectos, as RPPNs possibilitam uma fonte geradora de emprego e renda para seus proprietários, moradores e comunidade do entorno. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas numa RPPN estão a visitação pública controlada com finalidade educativa e ecoturística, observação da fauna e da flora e pesquisas científicas.
Fonte: Cadastro Nacional de RPPNs